Modelo negra recria campanhas de moda para expor falta de diversidade

Embora de uns tempos para cá a moda esteja um pouco mais democrática nesse quesito (mais ainda há muito a ser mudado), a modelo Deddeh Howard fez uma crítica mega interessante para a falta de modelos negras ou diversificadas na indústria da moda. Na qual em sua maioria é também magra (de forma exagerada), não representado assim as mulheres em geral.

Deddeh atualmente vive na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, e após ouvir uma série de "nãos", ao bater na porta de agências de modelos, ela tomou uma incrível atitude, e juntamente com o fotógrafo Raffael Dickreuter, de recriarem famosas campanhas de moda como a de Gisele Bündchen para Vivara, Kate Moss para David Yurman, a de Kendall Jenner para a marca Calvin Klein ou da Victoria's Secret, com o objetivo de mostrar como as mesmas seriam com mulheres negras.
Somos bombardeadas constantemente com anúncios que nos tentam inspirar para comprar produtos que estão na moda. Uma das coisas que sempre me chateou, é que sempre que vimos estas imagens, raramente é uma mulher negra a protagonista
explicou a modelo Deddeh Howard em seu site.

O seu projeto apresentado como 'Black Mirror' , Howard quer passar a mensagem de que agora é tempo de todas as pessoas diferentes serem vistas pelo mundo, sejam “asiáticos ou latinos”. E ainda  rebater aquela famosa pseudo verdade de que "existem estereótipos que dão mais certo para determinadas campanhas".

Segundo ela a maioria das vezes em que ia a uma agência de escalação de modelos, mostrar o seu portfólio, o que ela ouvia era "desesperador": "Você é realmente linda, mas nós já temos uma modelo negra". Então ela se questionava, como nunca ouve uma cota para mulheres loiras, dos olhos claros e brancas, nessas mesmas agências.

Apesar de até existir modelos negras consagradas como Naomi Campbell e Tyra Branks, essas mulheres claramente são exceções que podem ser contadas nos dedos, enquanto o contrário, simplesmente não acontece.

Eu fiquei admirado com a inciativa tanto da modelo quanto do fotógrafo em apontar uma questão que é discutida mas pouco demonstrada, além do que o resultado é simplesmente impecável em questão de qualidade e em algumas ficaram até muuuito melhores que as das campanhas originais. Mas e vocês concordam com a opinião da modelo ou já vivenciaram esse tipo de discriminação no seu dia a dia fashion?








1 Comentários

  1. Hoje em dia ainda essa é um questão complicada e há sim muitas agencias que tem como se fosse um limite para modelos negras nos desfiles ou editoriais a iniciativa dela foi realmente muito boa em expor isso sem contar que o resultado ficou espetacular!!!!

    ResponderExcluir